O 5º ENCONTRO DE CINEMA 2010 TERÁ A PARTICIPAÇÃO DE FILMES DE PONTOS DE CULTURA

15/10/2010 - 21h42min
ampliar Curta metragem Tebei de Itaparica - PE Curta metragem Tebei de Itaparica - PE

Cinco filmes da categoria Pontos de Cultura marcarão presença no 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que ocorrerá na cidade de Floriano/PI entre os dias 16 e 20 de novembro. São eles







Lá Vem a Barra do Dia – PI


2008/15’/ documentário Ponto de Cultura audiovisual ABD/ANTARES


Direção – Roberto Carlos Bonfim Sabóia


Sinopse


Este documentário representa a continuação dos trabalhos do inventário Nacional de Referencia Nacional das Comunidades Quilombolas do Piauí. Apresenta através da leitura dos integrantes da própria comunidade, uma manifestação cultural cuja a tradição remonta ao séculos anteriores. Trata-se da finalização dos trabalhos de documentação  audiovisual do Samba de Cumbuca, iniciados em Salinas.


Rodagem – BA


Direção – Sandoval Dourado


2009/06’Ficção – Ponto de Cultura “Vivendo Cultura”


Sinopse


O vídeo mostra como as primeiras famílias chegaram e foram construindo o povoado da Rodagem. Seu Euzébio, o morador mais antigo, faz um depoimento contando a história deste povoado que agora tem sua primeira produção audivisual.


Artesãs da Vida – MA


2010/16’/ documentário – Ponto de Cultura “Laborarte”


Sinopse


Mulheres Mães dialogam sobre a questão da identidade “mulher” com base em suas experiências e contextos.


Tebei – PE – Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mundo


2008/16’/documentário


Direção: Gustavo Villar, Hamilton Costa Filho, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazo


Sinopse


Gravado nas cidades de Taracatu e Recife, o Tebei é um documentário sobre o grupo Coco de Tebei, seus integrantes e suas tradições culturais. O vídeo retrata o dia-a-dia da comunidade Olho D’água do Bruno, formadas por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar coco para aplainar o chão de barro de uma casa em construção. Com m ais de 50 anos de existência, esse tipo de coco só é cantado e dançado, em todo estado de Pernambuco, por esta pequena comunidade  do sertão de Itapirica.


Os Sonhadores - CE


2010/12’/documentário


Direção: Zuínglio Brito e Maria de Lourdes Sousa


Sinopse


Dois jovens do interior do Ceará, alunos do Circo Escola de Ecocidadania, sonham em participar do Cirque Du Soleil. O primeiro, Sandro é selecionado por sua diretora de formação e ingressa na Escola de Circo em Montreal – Canadá, o outro, Hugo, se prepara para correr e busca do seu sonho.


A Entrada é franca para todas as exibições (Mostra Competitiva e Não Competitiva) e atrações musicais. As exibições ocorrerão no Cine – Teatro Maria Bonita, Cine Teatro Cidade Cenográfica, Cine Amigos da Biblioteca e IFETI.


Serviço – Toda a programação do 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões pode ser acessada através do site: www.cinemadossertoes.com


O 5º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, tendo como agente cultural o Grupo ESCALET, o apoio da Petrobras, Secretaria da Cidadania Cultural - Ministério da Cultura, dos governos Estadual e Federal.


Por Ligiane Duarte

PARCEIROS











Cultura Viva ao Alcance de Todos



























  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: