PROJETO AÇÃO GRIÔ NAS ESCOLAS: ALIMENTANDO A TRADIÇÃO NO MUNICÍPIO

29/01/2010 - 19h13min
ampliar Griôs  em trabalho com escolas do município Griôs em trabalho com escolas do município

A Ação Griô vem trabalhando com escolas do município de Floriano Piauí, desde junho de 2009.Em Floriano existem oito mestre dos saberes e dois grãos de luz pertencentes  a Ação Griô Nacional do Ministério da Cultura.


As atividades realizadas por eles são desenvolvidas com 3.600 estudantes, em 21 escolas públicas das redes estaduais de ensino, nessas escolas são cantadas cantigas de roda, são contadas histórias populares regionais, danças do folclore piauiense, dentre outros.


Os Griôs são Mestres e Aprendizes de Tradição que detêm os saberes culturais de uma sociedade vindos de geração a geração.


O projeto tem como objetivo específico difundir a cultura regional e levar os grandes saberes dos mestres griôs às escolas, repassando seus conhecimentos aos jovens, que em um futuro próximo poderão repassar este saber a outros jovens, multiplicando assim conhecimentos e práticas que fazem parte das nossas raízes.


A importância dos “Griôs” em escolas é plural. Os griôs são considerados “mestres” que dominam algum saber prático ou algum saber popular, saberes estes que estão se exaurindo a cada dia pela ausência de incentivos ao ensino de tais conhecimentos.


A palavra “Griô”, abrasileirada por um ponto de cultura da Bahia, tem origem francesa, vem de Griot, que significa o sangue que circula. Eles são responsáveis por uma sabedoria e uma arte verbal presentes nos rituais de toda uma vida social.

PARCEIROS



























Cultura Viva ao Alcance de Todos











  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: