FLORIANO - PI SEDIA O 5º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VIDEO DOS SERTÕES

23/11/2010 - 10h22min
ampliar Ganhadores de Premios do 5º Encontro de Cinema Ganhadores de Premios do 5º Encontro de Cinema

A cidade de Floriano/PI teve sua rotina completamente modificada nos dias 16 a 20 de novembro durante a realização da 5º edição do Encontro de Cinema mais democrático do país. Inserindo o município inteiro no evento, os realizadores do Encontro colocaram à disposição da comunidade local e convidada uma maratona de oficinas, seminários, palestras e é claro muitas exibições.

 

Foram duas oficinas de introdução especializada na arte cinematográfica, Realização em Curta Documental ministrada por Claúdio Oliveira que abordou as etapas de produção de um documentário desde a concepção da idéia à finalização do material, usando os recursos de aulas práticas e teóricas, Claúdio imergiu os alunos no mundo mágico do cinema verdade. Já Formatação de Projeto em Audiovisual, João Vieira Junior mostrou as dificuldades e facilidades de se fazer um projeto para a captação de recursos financeiros que concebam a produção de um filme. Nestas oficinas foram plantadas muitas idéias de realização de obras e solidificadas parcerias entre alunos, ministrantes e a produtora Escalet Produções Cinematográficas, realizadora do evento.

 

Nos seminários o evento teve o privilégio de contar com a participação de dois grandes nomes do setor Sérgio Rizzo que falou sobre O Lugar do Audiovisual na Sociedade Contemporânea propondo mudanças de conceitos entre os presentes, instigando-os a repensar a utilização do audiovisual em suas vidas e sua parcela de contribuição para um melhor aproveitamento desta poderosa ferramenta. Ignácio Ortega que fez um diagnóstico sobre O Cinema Espanhol Contemporâneo debatendo com o público os novos e velhos conceitos flamengos no Brasil, colocando à disposição dos espectadores uma nova e intensa cultura.

 

Nas atrações musicais oferecidas após as exibições de cada noite o público vivenciou a emoção de cantar e dançar canções típicas da terra “filha do sol do equador” e entre outras que encantaram todo Brasil nas vozes de Vavá Ribeiro, Gonzaga Lú e Trio Aza Branca, Anderson Rodrigues e Banda. Aos mais serelepes o evento trouxe o melhor do eletrônico com o Dj Momo um dos mais renomados DJs piauienses que contou a história do som com músicas de todas as décadas. Para quem queria algo mais tranqüilo, mas com a mesma intensidade pôde conferir a encenação do Grupo de Teatro CCP – Centro Cultural Português – com o intrigante Os Amantes, levando o público a uma experiência impar com o teatro cabo-verdiano.

 

Como não deviria deixar de ser, as exibições do Encontro dos Sertões tornou-o ainda mais especial, sendo feitas em três pontos distintos da cidade de Floriano/PI, que levaram cerca 5.200 pessoas a compartilharem uma relação íntima com o cinema nacional e internacional nos quatro dias de exibições. Foram 47 filmes exibidos, 16 na mostra Competitiva e 31 na Não-Competitiva.

 

Cinco mostras Não-Competitivas rechearam o dia do florianense, que pode acompanhar as produções realizadas nos Pontos de Cultura com a mostra de mesmo nome, o que anda sendo feito no Piauí na mostra Piauí na Tela, o que circula no âmbito nacional na mostra Cinema Nacional Contemporâneo, assistir os filmes que os espanhóis assistem na mostra Espanha em Verde e Amarelo, e se encantar com o cinema produzido para os baixinhos nas mostras Curta Criança e Longa-Metragem Infantil.

 

As três mostras Competitivas esquentaram a noite com obras de altíssima qualidade fazendo os representantes de cada filme e os espectadores presentes irem ao êxtase mediante cada exibição, emergindo a tensão entre os indicados aos prêmios em vista ao resultado final, que ocorreu na noite do dia 20, sábado.

 

A solenidade de encerramento do Encontro aconteceu em meio a risos, lágrimas, homenagens e aplausos. Personalidades do cinema piauiense como cineasta Cícero Filho, Aí que Vida! – 2009, foi homenageado como realizador em destaque, o ator Alisson Rocha como ator revelação e o diretor Franklin Pires, corpúsculo – 2010, como diretor estreante, tais personalidades receberam o troféu Cacto de Ouro, por sua contribuição ao desenvolvimento da cinematografia piauiense.

 

A noite de gala prosseguiu com a premiação dos filmes exibidos nos quatro dias de Encontro. O júri oficial formado por Claúdio Gonçalves, cineasta ; Aurora Leão, cineasta; Franklin Pires, cineasta; Keila Soraia, produtora tevê muita dor de cabeça para decidir pelo melhor, pois a qualidade dos filmes apresentados foi indiscutível, mas ao final de uma acalorada discussão os membros do júri decretaram seu veredito final, que logo após sua divulgação foi recebido com muita alegria por todos, mesmo porque num festival desde porte não há perdedores, somente ganhadores.

 

Todos os filmes exibidos receberam por sua exibição na mostra competitiva a importância de R$ 2.000,00, longa-metragem e R$ 500,00, curta-metragem. Para as obras selecionadas pelo júri oficial na solenidade de premiação foi entregue o troféu Cacto de Ouro, símbolo do Encontro. No entanto o maior vencedor do evento foi o público que se deliciou com cada emoção transposta na telona, com cada música, cada história.

 

O Encontro abre novas portas para o cinema brasileiro, tornando-se definitivamente o maior evento do setor voltado a artistas estreantes e renomados. Contou o patrocínio da Petrobrás, foi apoiado pelo Ministério da Cultura, Secretaria da Cidadania Cultura, Governo Federal e  foi realização da produtora Escalet Produções Cinematográficas e Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”.

 

Confira a baixo lista dos premiados

 

CURTA-METRAGEM PONTOS DE CULTURA

 

Melhor Trilha Musical

Lá vem a barra do dia – Zé piau (Ponto de Cultura “ABD Antares”) PI

 

Melhor Montagem

Tebei – Herivelton Santos e Tuca Sigueira (Ponto de Cultura “Sertão Itaparica Mundo”) PE

 

Melhor Fotografia

Rodagem – Sandoval Dourado (Ponto de Cultura “Vivendo Cultura”) BA

 

Melhor Roteiro

Rodagem – Sandoval Dourado (Ponto de Cultura “Vivendo Cultura”) BA

 

Melhor Diretor

Lá vem a barra do dia – Roberto Sabóia e Ricardo Augusto (Ponto de Cultura “ABD Antares”) PI

 

Melhor Filme

Tebei – Ponto de Cultura “Sertão Itaparica Mundo” – PE

 

CURTA-METRAGEM PRODUÇÃO INDEPENDENTE

 

Melhor Figurino

Incenso (PE) – Célio Pontes

 

Melhor Trilha Musical

Ballet das coisas (SC)– Willian Fernandes

 

Melhor Montagem

Oxianureto de mercúrio (MG) – Armando Mendes

 

Melhor Direção de Arte

Ballet das Coisas (SC)– Bruna Granucci

 

Melhor Fotografia

Um animal menor (RS)– Bruno Polidoro

 

Melhor Roteiro

Incenso (PE)– Marcos Honois

 

Melhor Atriz

Doce de coco (CE) – Debora Ingrid

 

Melhor Ator

Oxianureto de mercúrio (MG) - Leonardo Bertholini

 

Melhor Diretor

Doce de coco (CE) – Allan Deberton

 

Melhor Filme

Oxianureto de mercúrio - MG

 

LONGA-METRAGEM NACIONAL

 

Melhor Figurino

Em teu nome (PE) - Marcia Matte

 

Melhor Trilha Musical

Um homem de moral (RS)– Ítalo Peron

 

Melhor Montagem

Um lugar ao sol (PE)– Marcelo Pedroso

 

Melhor Direção de Arte

Em teu nome (RS) – Voltaire Danckwardt

 

Melhor Fotografia

Em teu nome (RS) – Roberto Laguna

 

Melhor Roteiro

Corpos Celeste (PR) – Mario Lopes, Carlos Eduardo de Magalhães, Marcos Jorge e Fernando Severo

 

Melhor Atriz

Os inquilinos (SP)- Ana Carbatti

 

Melhor Ator

Em teu nome (RS)- Leonardo Machado

 

Melhor Diretor

Corpos celeste (PR)– Marcos Jorge e Fernando Severo

 

Melhor Filme

Em teu nome – RS

 

JÚRI POPULAR

 

Melhor Filme Curta-Metragem Pontos De Cultura

Os sonhadores – Ponto de Cultura “Circo Escola de Eco Cidadania Juriti” - CE

 

Melhor Filme Curta-Metragem Produtora Independente

Doce de coco - CE

 

Melhor Filme Longa-Metragem Nacional

Um lugar ao sol - PE


Por Cleidiane Araújo

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

PARCEIROS

































Cultura Viva ao Alcance de Todos





  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: