PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE VERONA-ITÁLIA VISITAM O TEATRO CIDADE CENOGRAFICA

17/02/2011 - 16h29min
ampliar Professores e alunos da Universidade de Estudos de Verona-Itália Professores e alunos da Universidade de Estudos de Verona-Itália

O Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (ESCALET) recebeu na tarde no dia 11/02 um grupo de professores e alunos italianos que vieram a Floriano-PI através de um intercambio cultural chamado rota de cultura realizada entre as universidades Estaduais e Federais do Piauí (UESPI e UFPI) e professores e alunos da Universidade dos Estudos de Verona na Itália.


Os Estudantes da Universidade dos Estudos de Verona na Itália vieram a nossa Princesinha do sul com a finalidade de trabalhar os temas da Educação, Cultura, Saúde, além de desenvolver intervenções sociais nos locais onde estão sendo desenvolvido o Projeto Roda de Cultura.


No dia 10/02 foi feito uma reunião com debates sobre a cultura local e logo após o grupo de Italianos foram levados para conhecer O BUMBA MEU BOI “TERROR DAS ONDAS”, que é uma das manifestações folclóricas brasileiras mais conhecidas e populares. Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança, música e circo.  


Já no dia 11/02 foram conhecer o Teatro Cidade Cenográficas que além de ser o segundo maior teatro a céu aberto do Brasil, conta com o Museu de Artes Folclóricas do Nordeste e a Biblioteca Ailda Cunha. No mesmo dia eles tinham passado pela Comunidade Curtume onde há produção e exposição em argila, à noite eles foram conhecer a historia do Boi de Seu Né Preto - o Boi Jardineiro de Floriano, que revela em seu roteiro à trajetória de um homem que dedicou sua vida a cultura popular e deixou no seu legado uma incrível história de vida.


A perspectiva da roda de cultura é promover troca de experiência cultural não só entre movimentos em nível de Estados, mas de nível internacional como este que aconteceu entre Brasileiros piauienses com estudantes e mestres da cidade de Verona – Itália. Os visitantes acham que Floriano-PI é uma cidade muito rica do ponto de vista cultural, que pretendem trazer pessoas de uma realidade Africana, pois acham que a nossa cidade é muito importante nesse projeto onde ocorre troca de cultura.   


Segundo Dinha Rodrigues, que é natural da cidade de Oeiras-Pi, primeira capital do nosso estado “foi através de movimentos entre grupos sócio-culturais que criaram o projeto roda de cultura, que promove intercâmbios para mostrar o que temos de precioso em relação à cultura”.



Por Wanderson Diego


Assessor de Imprensa/Comunicação


Grupo Escalet



Contatos:89- 9975-6708



 



 


Fonte da Foto: http://www.suldopiaui.com.br

PARCEIROS













Cultura Viva ao Alcance de Todos

























  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: