ARTICULADOR CULTURAL ESTIMULA A FORMAÇÃO DE REDES NO NORTE E NORDESTE

29/01/2010 - 19h45min
ampliar      A cultura no Nordeste está expandindo de dentro para fora A cultura no Nordeste está expandindo de dentro para fora

 Está sendo criado na Região Norte e Nordeste e agora a nível nacional várias Redes de Cultura que envolve diversos Pontos de Cultura, escolas da rede pública de ensino, assentamentos, comunidades ribeirinhas e quilombos.


Segundo César Crispim, que articula os Pontos de Cultura na região, no principio foi criada a Rede de Artes Cênicas formada por seis pontos de cultura nas cidades de Floriano/PI, Senador Pompeu/CE, Guaraciaba do Norte/CE, São Luís/MA, Simplício Mendes/PI e Picos/PI. “Foram feitas visitas aos Pontos que tiveram a oportunidade de participarem de oficinas na área das artes cênicas e gestão.


Com as visitas surgiu a idéia de expandir a rede e realizou-se o Festival Nacional de Teatro na cidade de Floriano/PI, agora estamos articulando em rede com mais Pontos de Cultura de outros estados, como, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Alagoas e Minas Gerais”.



O processo de formação da rede se deu através de visitas, a primeira para realização de oficinas de teatro iniciante, teatro avançado e técnica de montagem, a segunda para início dos trabalhos de criação dos espetáculos (escolha e leitura de texto a serem montados e seleção de elenco), a terceira para realização de oficinas de interpretação voltadas para o elenco que fariam parte das montagens, a quarta para supervisão e acompanhamento dos trabalhos e a quinta para estréia dos espetáculos.



Outra rede que já vem sendo implantada desde 2007 é a Ação Griô Nacional “Regional das Águas” que valoriza os educadores na implantação do ensino da tradição oral e da cultura popular regional. César Crispim, que mobiliza e estimula a formação da rede diz que o trabalho vem sendo desenvolvido por 21 Pontos de Cultura pertencentes á rede regional: Piauí (8 Pontos de Cultura), Tocantins (2 Pontos de Cultura), Ceará (7 pontos de Cultura) e Maranhão (4 Pontos de Cultura). “Esses Pontos realizam diversas atividades em escolas e demais instituições através da tradição oral, utilizando-se das rodas de convivência que fortalecem e repassam os conhecimentos dos antepassados.”



A Rede de Leitura, criada na região nordeste em 2009 é uma idéia totalmente inovadora, envolve 30 escolas do ensino fundamental e médio, visando incentivar a leitura através do teatro e da literatura de cordel.


A rede promove o estimulo à criação e pesquisa na área da literatura, dando suporte ao educador em suas atividades diárias, garantindo aos alunos da rede pública de ensino, acesso á arte e educação de forma limpa e consciente, “no mês de agosto foram entregues trinta kits do projeto contendo DVD, CD, revistas, cartazes, folders e mamulengos, para teatro de bonecos.


A idéia é que através do teatro possa ser passadas várias informações sobre meio ambiente, saúde, gravidez na adolescência, drogas, prostituição e trabalho infantil, discriminação, etc. As historinhas são criadas pelos professores das escolas, orientadores dos Pontos de Cultura e alunos. O espetáculo é montado e apresentado para o público em geral” afirma César Crispim.
   
    A cultura no Nordeste está expandindo de dentro para fora, formando cadeias e verdadeiras teias de conhecimentos e atividades artísticas, o que fortalece essa afirmativa é a formação das redes por seus articuladores.

PARCEIROS



Cultura Viva ao Alcance de Todos



































  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: