ESCALET APRESENTA "FRANCISCO IRMÃO DE TODOS"

29/09/2009 - 21h15min
ampliar Ator Marco Antonio gimenez Ator Marco Antonio gimenez

O grupo Escalet de Teatro e o Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” apresentará no dia 03 de outubro o espetáculo “Francisco, Irmão de Todos”, na Praça Nossa Senhora das Graças, no bairro Ibiapaba, às 20:00h, essa é a terceira edição do evento que vem ao longo dos anos se tornando uma tradição no sul do estado do Piauí.


Apresentado em anos anteriores nas cidades de Floriano, Teresina, Rio Grande do Piauí e São Francisco do Piauí, o texto é baseado em fontes Franciscanas que procura trazer à tona a alma de Francisco e Clara e sua poderosa radiação, não como um seco fato histórico acontecido, mas como uma realidade atual.


O espetáculo relembra que Francisco continua acontecendo nessa juventude de nossas ruas e praças, cheias de idéias e ideais, mas crestada pelos ventos da incompreensão, da corrupção, das drogas e dos desafios atuais. Sem dúvida, o teatro continua sendo uma forma de apresentar a vida e convidar os vivos a fazer uma análise de sua presença na história.


 Para apresentação o grupo conta com 30 atores em cena, sendo em sua maioria alunos da escola de teatro que funciona no Pontão com a coordenação do ESCALET e Secretaria Estadual de Educação, “essa é uma forma dos alunos se reciclarem e mostrarem ao grande público o que eles vêm aprendendo nas aulas” afirma a professora Keila Soraia.


Para apresentação do espetáculo será montado um palco com 18 metros de extensão e serão construídos quatros cenários monumentais, que são replicas da cidade de Assis na Italia, “o trabalho de pesquisa foi extenso, desde a textura dos cenários até a leveza das cores, dando ao trabalho um perfil de encantamento próprio do teatro” afirma o cenógrafo Ângelo Smitler. O espetáculo ainda conta com a participação do ator da rede globo de televisão “Marcos Antonio Gimenez” que interpretará o personagem Francisco de Assis, “é sempre uma honra contracenar com o grupo Escalet, pelo trabalho e competência de seus integrantes, e principalmente pela amizade que criei com os artistas florianenses”, afirma o mesmo.


O principal objetivo da vinda do ator para apresentação do espetáculo é a possibilidade de troca de informações e a oportunidade de crescimento do nível técnico e artístico dos participantes no evento.


 O espetáculo, com uma hora e meia de duração, provoca nos espectadores uma reflexão sobre a mensagem de Francisco, permitindo-lhes perceber quão grandiosos são os ensinamentos trazidos por ele e que ainda podem ser vistos em nossa juventude, rica em ideais e desejos, porém submissa às imperfeições de uma sociedade falha.


O evento conta com o apoio da Lei de Incentivo Municipal à Cultura “Professor Moreira", Prefeitura Municipal de Floriano, TV Alvorada, Ministério da Cultura, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria da Cidadania Cultural, grupo Jorge Batista e Hotel Rio Parnaíba.

PARCEIROS



































Cultura Viva ao Alcance de Todos



  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: