PONTÃO DE CULTURA “CULTURA VIVA AO ALCANCE DE TODOS” REALIZA OFICINAS NOS PONTOS

17/07/2011 - 12h49min
ampliar Esaio do Espetáculo Esaio do Espetáculo

O Núcleo de Artes Cênicas do pontão de cultura “cultura viva ao alcance de todos” realiza oficinas de teatro em pontos de cultura da rede de artes cênicas do pontão. Com o objetivo de realizar nos pontos de cultura espetáculos teatrais de nível profissional, criação de grupos de teatros. Vivenciar um momento de construção, resgatando sentimentos e sensações implícitas no alcance de uma realização, de uma meta.

Possibilitar aos participantes o resgate do seu papel de sonhador e agente de ação. Conhecer os conceitos básicos do teatro que subsidiam a interpretação, o potencial criativo e a expressão, desenvolvendo habilidades necessárias para a atuação teatral.
Promovendo a descoberta do ator espontâneo, disponibilizando informações que o diferencie do ator profissional.


Serão seis os pontos de cultura que estão promovendo seus espetáculos  sendo cinco pontos no estado do Piauí e um no ceará. O trabalho de oficinas e montagem de espetáculos está sendo realizado pelas professoras de teatro Iraci costa coordenadora do núcleo de artes cênicas no pontão de cultura e a atriz e diretora teatral Lorena Campelo, o trabalho está com um rendimento muito prazeroso a interação dos jovens com a linguagem teatral, muito dos participante são iniciantes na área e estão se deliciando com o trabalho oferecido pelo pontão de cultura.

Que é uma iniciativa publica e privada sem fins lucrativo selecionada por meio do edital publico ou seleção direta que desenvolve atividades de formação, produção e difusão cultural junto a comunidade local. E faz parte do programa mais cultura e cultura viva do ministério da cultura.


Os pontos de cultura que estão produzindo suas montagens de espetáculo com o apoio do pontão de cultura; é o ponto de cultura  “Redescobrindo nossa cultura” da cidade de conceição do Canindé Piauí e o grupo de teatro “Raízes do Canindé” que está com a montagem do espetáculo “A Bruxinha Que Era Boa” – infantil de Maria Clara Machado o espetáculo tem a direção de Irinaldo pereira e Iraci costa que acompanha todo o processo de montagem.


O ponto de cultura “santo Inácio de Loyola – de Santo Inácio do Piaui - PI Iniciou a montagem com um texto do autor piauiense Aci Campelo “mamãe na vai gostar”- adulto, comédia, com a direção de Iraci Costa. Segundo a Carmem Silva uma das participantes da Cia teatral Olho D’água de Santo Inácio do Piauí está sendo uma experiência maravilhosa.


“nunca trabalhei com teatro estou vivendo uma nova vida é como se eu estivesse iniciando na vida escolar uma outra vez onde estou aprendendo muitas coisas novas, trabalhar com teatro de forma profissional está sendo maravilho, já fazia teatro no grupo da minha igreja, mas o pontão de cultura de Floriano trouxe para mim uma oportunidade de crescimento e aprendizagem na área das Artes Cênicas além da troca de experiência com profissionais de todo o Brasil através de encontros e festivais que o pontão de cultura promove com os pontos”. 


Segundo Iraci Costa, a coordenadora do núcleo de Artes Cênicas do Pontão de Cultura “cultura viva ao alcance de todos”, o trabalho nos pontos de cultura com oficinas de teatro iniciante, teatro avançado figurino e montagem de espetáculos serão realizados com visitas mensal aos pontos de cultura da rede  que além das cidades citadas acima ainda teremos os pontos de cultura: 


Cri arte” de Campo grande do Piauí, Com o grupo de teatro “Relart” e o Espetáculo “ Os Salvados” também do autor piauiense Aci Campelo.


O ponto de Cultura “Cidade Poesia” de Vila Nova do Piauí, com o grupo de teatro “AJA”.


O Ponto de Cultura “Arte na Praça” de Guaraciaba do Norte – CE, Cia Independente de Atores com o espetáculo “Vidas Interrompidas”.


Ponto de cultura “Resgate das Raízes Culturais Nordestinas” de Floriano – PI, Cia os Tais do Teatro com o Espetáculo O Rápto das Cebolinhas- infantil de Maria Clara Machado. E Direção de Iraci Costa.



Por
Iraci Costa
Atriz/Educadora
Coordenadora do Núcleo de Artes Cênicas
Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”
Contatos: 89 9419 1808/ 3522 0804/ 86 9955 4880

PARCEIROS















Cultura Viva ao Alcance de Todos























  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: