ESPETÁCULO EM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO DE ASSIS É ENCENADO EM FLORIANO - PIAUÍ

31/01/2010 - 16h40min
ampliar Apresentação em praça pública Apresentação em praça pública

O Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e o grupo Escalet de teatro apresentaram no último dia 4 de outubro, o espetáculo “Francisco, Irmão de todos”.

O evento foi realizado na pça. Nossa Senhora das Graças, no Bairro Ibiapaba, em Floriano, Piauí, finalizando o período de festejos em homenagem a São Francisco de Assis. O espetáculo, que teve uma hora e meia de duração, foi assistido por mais de 8 mil pessoas que acompanharam atenciosamente a cada cena.

“A história de Francisco é uma história fantástica”, declarou Samanta Vieira, espectadora, “ela nos encanta com a simplicidade de um homem que soube lutar pelos seus ideais e não se importou em contrariar a vontade dos demais em prol do que achava correto.”

“É emocionante perceber a bondade e a doçura de Francisco retratada através do teatro, nos desperta a solidariedade, nos torna mais humanos e faz nos sentirmos mais próximos uns dos outros,” afirma Paula Siqueira, espectadora.

Para a realização de mais este evento, o grupo dispôs de toda uma produção prévia, onde foram estudados figurinos, cenários, texturas, cores, tudo calculado de modo a tornar o ambiente o mais próximo possível da realidade da cidade de Assis, levando os espectadores à Itália de séculos atrás, fornecendo ao espetáculo um encantamento próprio do teatro.

Esta foi a 3ª edição do evento, que em anos anteriores foi apresentado nas cidades de Floriano, Teresina, Rio Grande do Piauí e São Francisco do Piauí.

Com um texto construído sobre fontes Franciscanas, o espetáculo trouxe à tona a alma de Francisco e Clara e sua poderosa radiação, não como um seco fato histórico acontecido, mas como uma realidade atual, induzindo o público a uma reflexão de caráter, mostrando que Francisco continua acontecendo nesta juventude de nossas ruas e praças, cheias de ideias e ideais, mas crestada pelos ventos da incompreensão, da corrupção, das drogas e dos desafios atuais.

Como novidade, a apresentação deste ano contou com a participação dos alunos da Escola Técnica de Teatro, que é coordenada pelo Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” sob a coordenação do Escalet e Secretária Estadual de Educação, o que representa uma forma de os alunos demonstrarem os conhecimentos adquiridos durante as aulas.

“É interessante podermos relacionar teoria e prática, pois assim aprendemos de forma mais concreta, superamos nossos receios e inseguranças,” comenta Júlio Rafael, aluno da instituição.

Com a finalidade de possibilitar o aprimoramento técnico da equipe e promover maior ganho na troca de experiências o grupo contou com a presença do ator, da Rede Globo de televisão, Marco Antônio Gimenez interpretando o personagem Francisco.

“Viver Francisco é uma experiência maravilhosa. Um homem bom e íntegro, reto em seus caminhos, de muito valor! Ainda hoje é possível enxergar marcas deixadas por ele. Para nós ficaram seus ensinamentos que sabiamente nos conduzem ao bem”, declara o ator que já havia realizado outros trabalhos com o grupo Escalet.

“Vejo no Escalet todos os segmentos de um bom grupo de teatro. A equipe é empenhada, tem dedicação. O grupo sabe explorar o talento dos seus, e acredito que essa mesclagem entre iniciantes e veteranos permite ao grupo um aprendizado contínuo”.

O evento foi uma realização do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e Grupo Escalet de Teatro e conta com o apoio da Lei de Incentivo Municipal à Cultura Professor Moreira”, Prefeitura Municipal de Floriano, TV Alvorada, Ministério da Cultura, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria da Cidadania Cultural, Grupo Jorge Batista e Hotel Rio Parnaíba.



MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

PARCEIROS













Cultura Viva ao Alcance de Todos

























  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: