17ª Paixão de Cristo no Piauí

03/04/2012 - 15h56min
ampliar Paixão de Cristo 2012 Paixão de Cristo 2012


O espetáculo da Paixão de Cristo acontece há 17 anos na cidade de Floriano, situada a 240 quilômetros de Teresina, capital do Piauí. O evento é realizado pelo Grupo Escândalo Legalizado Teatro (Escalet), sob a direção de César Crispim. Este ano, o espetáculo terá apresentação única, no Sábado de Aleluia, dia 7 de abril.


 


Para valorizar a encenação, o grupo conta, desde 2002, com a participação de atores de projeção nacional. Ao longo dos anos, já estiveram presentes artistas como Cláudio Heinrich, Monica Carvalho, Dalton Vigh, Guilherme Weber, Caio Blat, Manoela do Monte, Camila Rodrigues, Patrícia Wernek, Marco Antonio Gimenez, Ricardo Pereira, Marco Pigossi, Thiago Fragoso e Luciano Szafir, interpretando papéis diversos.


 


Para o espetáculo deste ano já estão confirmados os atores Alexandre Slaviero, Gustavo Leão e Deborah Kalume. Também na montagem de 2012 estão confirmados o ator Francisco Roberto Júnior, que interpreta Jesus há 16 anos; Fátima Marques, que fará Maria; e os destaques do Escalet, Alisson Rocha como Lucio Catano , Iraci Costa como Herodíades a e Nilson Ferreira, que interpretará Caifás.


 


O ator global Alexandre Slaviero viverá o personagem Pilatos, governador romano que, por volta do ano 33, foi enviado a Jerusalém para contornar a situação que havia se instalado na região após a dominação do império romano. Em Jerusalém, Pilatos se depara com situações complicadas, que vão desde a revolta do povo da Galileia com os impostos cobrados por Roma até o surgimento de profetas, como João Batista e Jesus Nazareno.


 


A situação imposta na trama, que é a maior encontrada na Bíblia Sagrada, leva o governador a lavar as mãos ante o julgamento de Jesus e este é crucificado.


 


Gustavo Leão incorpora o personagem Herodes, rei da Galileia, que, mesmo temendo aos profetas, mas pela imposição de Herodíades, sua esposa, manda degolar o profeta João Batista. O fato o leva a não condenar Jesus no momento em que este lhe é apresentado para julgamento e manda devolvê-lo a Pilatos. Se não condenou Jesus, também não o libertou, ficando confuso e desesperado diante de tanto sangue de profetas.


 


Destaque na Malhação e na novela Ti ti ti, da Rede Globo, Gustavo Leão tem se esforçado muito no estudo do personagem e do texto.


 


Deborah Kalume, atriz florianense que hoje está na Rede Globo, está fazendo aulas de dança para interpretar a personagem Salomé, filha de Herodíades e enteada de Herodes. No espetáculo, Salomé trama a morte de João Batista e consegue atingir seu objetivo após dançar para Herodes no dia do seu aniversário e este ter-lhe prometido o que ela quisesse.


 


Além das novidades no elenco convidado, o Escalet trás um elenco local experiente e irá realizar, para os iniciantes, este mês, uma oficina preparatória que envolve trabalhos de corpo e voz e busca a aproximação do ator com seu personagem.


 


O texto da Paixão de Cristo de Floriano foi revisado, pois, em anos anteriores, o grupo usava os textos do evangelho de Marcos e Lucas. Este ano, praticamente toda a encenação é baseada na obra de Mateus. A vida pública de Jesus e as passagens pelos templos da época ficaram mais dinâmicas e cada cena é marcada pela emoção, construída com começo, meio e fim. O público que se fizer presente terá a impressão que o espetáculo está sempre reiniciando e chegando ao seu final. A emoção cresce de cena em cena e chega ao seu momento maior na ressurreição de Cristo.




O espetáculo terá apresentação única, no dia 7 de abril próximo, Sábado de Aleluia, no Teatro Cidade Cenográfica em Floriano/PI, às 20 horas, e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Grupo Jorge Batista, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, Canadá, Alemanha, Japan e Santa Clara Veículos; Casas das Linhas, Análise Contabilidade, Cacique, Via Paris, R. Damasio e Alfa Bebidas.

Fé e emoção definem o espetáculo, que mostra a trajetória de Jesus do batismo à ressurreição, considerada a mais consagrada e emocionante história da humanidade. Estima-se que a montagem do grupo Escalet já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 158 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica e praças públicas do País. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano.


 


Escalet

O Grupo Escalet de Teatro foi fundado em 1987 por jovens da cidade de Floriano, no Piauí. O grupo, ao longo da trajetória de 25 anos, deu inúmeras contribuições culturais à região, desenvolvendo atividades sócio-culturais, realizando festivais de cinema, espetáculos e mostras de teatro.

Em 1992, sob a direção da atriz Lorena Campelo, o grupo estreou a primeira montagem teatral em Teresina, "A Árvore dos Mamulengos", de Vital Santos. Em 1996, com a peça "Divina Comédia Humana", César Crispim foi escolhido ator revelação na XIV Mostra de Teatro do Piauí. A partir daí, Crispim assumiu a direção do Escalet, que continuou o caminho de sucesso, recebendo indicações e prêmios que comprovam a dedicação do grupo.


É com persistência que o Escalet se mantém no cenário artístico do Piauí, promovendo, de forma ativa e permanente, o crescimento da cultura no Estado. O objetivo principal do grupo é realizar atividades sócio-culturais com crianças e adolescentes para mantê-los fora da zona de risco.


Mais informações:


Paixão de Cristo de Floriano-PI


http://www.paixaodecristopi.com.br


 


MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

PARCEIROS

































Cultura Viva ao Alcance de Todos





  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: