CULTURA NA COPA

12/05/2012 - 10h36min
ampliar Participantes da oficina de planejamento Cultura na Copa Participantes da oficina de planejamento Cultura na Copa


Reunido durante dois dias, o grupo gestor da Cultura na Copa dedicou esta quarta-feira, 10 de maio, aos debates em torno do edital do concurso arquitetônico das Arenas Culturais que serão instaladas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O grupo gestor é formado por representantes do Ministério da Cultura, que coordena os trabalhos, e membros dos estados e cidades que abrigarão os jogos. A partir das discussões, ficou definido que o edital terá duas fases. Na primeira, serão selecionados três projetos que participarão da fase final. Essa etapa será definida por votação na internet, que definirá o projeto vencedor. O lançamento do edital está previsto para ocorrer ainda no mês de maio.


“Essa é a segunda reunião em que o tema das Arenas Culturais é discutido. Os estados demonstram muito interesse em ser parceiros dessa ação”, disse a coordenadora de Difusão Cultural da Funarte, Débora Aquino.  Segundo ela, pela importância desse equipamento cultural, alguns gestores têm solicitado que as Arenas permaneçam nas cidades por um prazo determinado após a disputa do campeonato mundial.


Espaços coletivos


As Arenas Culturais serão espaços coletivos de convivência e fruição imersiva de conteúdos culturais, com base em quatro focos: Brasil Diverso; Brasil Audiovisual; Brasil Criativo e Brasil das Artes. A proposta é reunir em 12 espaços simultâneos mostras e circulação da produção cultural brasileira, seja ela na gastronomia, design, moda, dança, teatro, música, dentre outras áreas.


A proposta é de que a programação das Arenas seja compartilhada e composta de 50% de atrações nacionais e 50% de atrações locais selecionadas em editais públicos, em circulação pelos espaços. “Sem dúvida, as Arenas Culturais serão espaços de promoção e difusão de nossa diversidade cultural. O turista que estiver em Manaus ou em Porto Alegre terá a oportunidade de comer acarajé, dançar catira, enfim, ter contato com as mais variadas expressões culturais de nosso país”, enfatizou Débora.



A intenção é que ocorram encontros mensais do comitê gestor e que a cada reunião sejam avançadas as metodologias, estratégias e ações. “Não daremos fórmulas prontas, há diretrizes e eixos norteadores, mas as formas de execução serão compostas ao longo desses encontros, pois cada estado tem suas realidades e essas especificidades serão levadas em conta ao longo do processo”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho Copa MinC, Morgana Eneile.


Os membros estaduais voltarão às suas bases para reuniões locais. A intenção é que, no próximo encontro, já tenham indicações de locais dentro das cidades-sede que possam abrigar as Arenas Culturais. Cada estado deverá seguir sua realidade para a escolha.



PARCEIROS















Cultura Viva ao Alcance de Todos























  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: