MESTRES DA CULTURA POPULAR PIAUIENSE PARTICIPAM DE PROJETO NAS ESCOLAS

26/11/2012 - 11h39min
ampliar Mestres da Cultura Popular Mestres da Cultura Popular

Na terça, 27 de novembro, será realizada nas escolas Jacob Demes e Bucar Neto, na cidade de Floriano/PI, o Projeto Mestres da Cultura Popular Piauiense. Na ocasião, jovens e adolescentes irão participar de rodas de contação de historias, cantigas populares, bumba-meu-boi, mostras de sanfoneiros, comidas típicas e danças tradicionais.
 
O objetivo do projeto é levar a cultura popular imaterial até a comunidade e continuar com a implantação da Rede de Arte Educação entre os Mestres da Cultura Popular Piauiense e alunos da rede pública de ensino. Para atingir o objetivo, os realizadores vêm se utilizando das artes integradas, oferecendo rodas de leitura, produção de materiais lúdicos, implantação de novas mídias, oficinas de literatura de cordel e artes cênicas. Atendendo 100 escolas, 800 artistas e 10 mil alunos.
 
A Rede teve inicio em 2008, e na 1ª etapa o projeto foi implantado em escolas do município de Floriano/PI, atendendo diretamente alunos da rede pública de ensino e artistas da cultura popular. Com a implantação do projeto foram produzidos kits com fantoches, CD e DVD de cantigas de rodas, lendas e historias do imaginário popular, posteriormente o material foi distribuído para as entidades envolvidas.
 
Na 2ª etapa foi possível a implantação do site www.rededeleitura.org, que relata as atividades desenvolvidas pelos parceiros, grupos artísticos, escolas, estudantes e comunidade em geral; foram lançadas as revistas “Vida e Arte”, com redações dos alunos participantes e “Mestres dos Saberes”, com o trabalho dos mestres da tradição oral em contato com os saberes contemporâneos.
 
Este ano acontece a 3ª etapa que busca resgatar a cultura popular e torná-la uma aliada do professor em sala de aula, ao mesmo tempo em que proporciona ao educando o contato com cultura que vão se tornando cada vez mais distante de sua realidade devido o avanço tecnológico está ocupando mais espaço em sua vida.
 
Dando continuidade, está sendo produzido um documentário longa-metragem sobre Idelzuíta Paixão, uma das mais antigas mestres da cultura popular do Piauí, que lidera o Quilombo Mimbó, próximo a cidade de Amarante/PI, a 180Km da capital Teresina, com lançamento previsto para dezembro.
 
O Projeto foi aprovado pelo Programa BNB de Cultura, BNDES, Governo Federal e Ministério da Cultura, sendo os realizadores o Museu de Arte Folclórica do Nordeste, Escândalo Legalizado Teatro e ESCALET Produções Cinematográficas.

PARCEIROS



















Cultura Viva ao Alcance de Todos



















  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: