COMEÇA HOJE O I FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO - PONTOS DE CULTURA

31/01/2010 - 19h33min
ampliar Espetáculo Raimunda Pinto, sim Senhor! Espetáculo Raimunda Pinto, sim Senhor!

Começa hoje o I Festival Nacional de Teatro - Pontos de Cultura e até o dia 31 de outubro, a cidade de Floriano será a capital do teatro brasileiro. O evento, que é realizado pelo Pontão de Cultura "Cultura Viva ao Alcance de Todos" e o Grupo Escalet de Teatro, tem o objetivo de formar a Rede Nacional de Pontos de Cultura que atuam nas artes cênicas.

O festival recebeu 182 inscrições de todas as regiões do Piauí e de outros estados. A comissão responsável pela escolha dos espetáculos selecionou 32 peças. Dentre os grupos estão o Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul; a Cia. Paraladosanjos, de Campinas, São Paulo; e o Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cena, da capital do Rio de Janeiro.

Para o coordenador do Pontão "Cultura Viva ao Alcance de Todos", César Crispim, "reunir grupos de diferentes regiões do Brasil é uma oportunidade de mostrar aos piaui-enses a revolução cultural provocada pelo Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, através dos Pontos de Cultura, pois evidencia o fazer cultural de regiões mais afastadas dos grandes centros". O diretor da Cia. De Teatro Independente Jean Lenzi, concorda com Crispim e acrescenta que "participar de festivais como este valoriza o trabalho de todos, pois mostra a produção cultural de diferentes lugares, proporcionando intercâmbio entre os artistas".

Durante cinco dias serão apresentadas as produções culturais de diferentes cidades e estados e oferecidas oficinas e palestras para promover a troca de experiências entre artistas. A iniciativa é mais um passo do Pontão para a consolidação da sua missão: ser um agente de incentivo e de difusão cultural. As apresentações foram divididas entre seis espaços: Teatro Maria Bonita, Teatro Cidade Cenográfica, Praça da Igreja São Pedro de Alcântara (Matriz), CAPS, SESC e CEFET.

Além dos espetáculos o festival oferece ainda oficinas realizadas no turno da manhã no Hotel Rio Parnaíba e Terminal Turístico de Floriano. São elas: teatro de rua, criação teatral, técnicas de picadeiro, teatro visual, elaboração de projeto, teatro dança, luz alternativa para teatro, máscaras, criação teatral, teatro iniciante, troca de processos, teatro do oprimido.

Também serão lançados livros de autores locais e nacionais durante o I Festival Nacional de Teatro - Pontos de Cultura. Os lançamentos serão sempre às 22h no Teatro Cidade Cenográfica. Manoel Soria-no, autor do livro Desporto Educacional, as implicações do esporte de alto rendimento nas aulas de Educação Física observa que essa "oportunidade é impar para os escritores piauienses, pois divulga as suas obras e proporciona à comunidade o acesso à literatura".

Além das atividades teatrais o festival oferece ainda momentos de descontração e confraternização com a apresentação de diversos cantores, como, Gonzaga Lú e o Trio Asa Branca, o grupo Meninos do Barão, a banda Código 5, e os cantores Nilton Veloso, Hytalo e Luciana, além dos Djs Ronaldo e Samantha.

O festival tem o apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, da Secretaria da Cidadania Cultural, Governo do Estado do Piauí, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e do Instituto de Pesquisa Projetos Sociais e Tecnológico (IPSO).

PARCEIROS



























Cultura Viva ao Alcance de Todos











  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: