PONTÃO DE CULTURA REALIZA OFICINAS GRATUITAS DURANTE FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO

27/08/2013 - 10h05min
ampliar Oficina Oficina

O Grupo Escalet de Teatro, por meio do pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”,  promove em Floriano, de 18 a 22 de setembro, a III edição do Festival Nacional de Teatro - Pontos de Cultura e Grupos Independentes. Um dos maiores momentos cênicos do Estado, o Festival busca promover um grande intercâmbio cultural e aperfeiçoar técnicas de atores iniciantes e mais experientes.


 


O Festival é composto por peças de vários gêneros para as mais variadas faixas etárias. Além de oferecer ao publico espetáculos de alta qualidade, o evento oferece oficinas, palestras e workshop gratuitos, tanto aos integrantes de grupos participantes como para o público em geral, amantes de teatro, profissionais ou não, já que são oferecidas oficinas em que podem participar pessoas experientes ou amadoras.


 


As oficinas, palestras e workshops sempre serão ministrados das 9h às 13h, de 19 a 21 de setembro, no Teatro Maria Bonita e Terminal Turístico, na beira Rio de Floriano, no Piauí, e terá vagas limitadas  de acordo com a exigência de cada oficineiro ou palestrante. As inscrições para as oficinas já se encontram aberta desde o dia 1º de junho e quem deseja se inscrever poderá estar entrando em contato por telefone, e-mail ou se direcionando ao Teatro Cidade Cenográfica até 18 de setembro, data se dá inicio ao Festival.


 


Uma das oficinas será "Ator e Método", com  Luiz Cláudio e Marília Ribeiro, de Goiânia-GO, que tem como objetivo desenvolver de maneira equilibrada o instrumento psicofísico do ator, para que estes dois componentes sejam aperfeiçoados em conjunto a fim de libertar e despertar o máximo potencial criativo do aluno. O termo "psicofísico" foi fortemente usado por Grotowski, quando definia o que era necessário ao ator, desenvolvido por meio de treinamento físico e psicológico.


 


“Com o avanço no processo de desenvolvimento psicofísico, o aluno adquire gramática pessoal e profissional, novas capacidades e habilidades. A fim de que o aluno desenvolva e sintonize o seu corpo para atender às demandas criativas da interpretação. Nutrindo e encorajando sua individualidade, proporcionando ferramentas práticas e conhecimentos necessários para apoiar este e outro processos”, afirma Luiz Claudio.


 


Também será oferecido um workshop com o ator Luiz Carlos Cardoso, que vem do Espírito Santos: "Ator em Exercício: diálogos entre arte e vida". A atividade apresenta aos participantes um diagnóstico do repertório cultural de cada um de forma lúdica e prazerosa, através de exercícios que podem integrar o grupo e mostrar sua expressão/comunicação artística. Com os jogos de Viola Spolin e os métodos corporais de Grotowisk, Boal e Ferracini. onde se é impulsionado o desenvolvimento da modalidade artística do participante, passando do jogo espontâneo para o jogo regrado, para o crescimento artístico-estético do aluno.


 


 Luiz Carlos Cardoso desenvolve trabalhos cênicos, atividades socioculturais e de arte-educação. Pós-graduado em Arte e Cultura pela Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro/RJ) e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda através do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo. Em 2008, fundou o Grupo Anônimos de Teatro. Através de um coletivo de músicos, atores e atrizes, poetas, artistas plásticos e diretores teatrais e vem desenvolvendo atividades cênicas, socioculturais e educativas em Cachoeiro de Itapemirim-ES.


 


Além dessas oficinas e workshop para atores que já se iniciaram no teatro também será ministrada oficinas, palestra e workshop para pessoas que nunca tiram contato com as artes cênicas. Veja abaixo a lista com todas as oficinas que serão ministradas no 3º Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes que nesta edição homenageará o ator e diretor Francisco Pellé dando seu nome ao Troféu do Festival.


 


O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Floriano/PI e Governo do Estado, é uma realização do Pontão de Cultura "Cultura Viva ao Alcance de Todos", Grupo Escândalo Legalizado Teatro e Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultura.


 


Para mais informações visite o nosso site ou entre em contato por nossos telefones ou e-mail.


Contatos: (89) 3522 0804/ 9415-3443/ 9915 7393


Site: www.escalet.com.br


e-mail:gruopoescalet@yahoo.com.br


 


Confira a programação das oficinas abaixo:


 


01 - Palestra – Teatralidade


Palestrante – Edward Fão


Londrina – Paraná


Dia 19/09/2013 às 9h  /  Duração de 1h


A palestra explorará o fenômeno da teatralidade na construção do universo teatral e mais especificamente no trabalho criativo do ator, identificando os elementos responsáveis pela sua edificação, buscando descobrir até que ponto é possível através da manipulação das linguagens utilizadas na construção da personagem e do seu universo ficcional, determinar a aparência final da sua teatralidade.


 


02 - Oficina - Confecção, Dramaturgia e Experimentação com Teatro de Bonecos (Mamulengos).


Oficineiro – Leandro Silva


Porto Alegre – Rio Grande do Sul


De 19/09/2013 a 21/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h cada dia


Confecção, espaço cênico, composição e dramaturgia com teatro de bonecos.


 


03 - Oficina - Improvisação do Ator


Ministrante – J Andrade


Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco


Dia 19/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h


A Oficina oferecerá exercícios que possibilita ao ator, o experimento de suas habilidades na composição de sua personagem.


 


04 - Oficina - Criação de Trilha Sonora para Cena Teatral


Oficineiro – Cia Cênica


São José do Rio Preto - SP


Dia 19/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h 


Trata-se de uma Oficina de Criação de Trilha Sonora para Cena Teatral, com enfoque especial na trilha como dramaturgia textual.


 


05 - Workshop  - “Ator em Exercícios: diálogos entre arte e vida”


Oficineiro – Luis Carlos Cardoso


Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo


Dia 20/09/2013 às 10h  /  Duração de 1h


O Workshop apresenta um diagnóstico de repertório cultural de cada um, através de exercícios que podem integrar o grupo e mostra sua expressão/comunicação artística.


 


06 - Oficina - Ator Criador, Compositor da Cena


Oficineira – Anília Francisca


Rio de Janeiro – Rio de Janeiro


De 19/09/2013 a 21/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h cada dia


Esta oficina se constitui numa pesquisa exploratória, mais voltada para atores que buscam processos criativos, que se desenvolvem com base nos jogos de teatro, improvisações e a partir de estímulos sensoriais.


 


07 - Palestra - Leis de Cultura que Desencadeiam o Sistema Nacional de Cultura. A Nova Política de Estado do Governo Federal.


Palestrante – Lindenberg Bezerra


Janduís – Rio Grande do Norte


Dia 20/09/2013 às 9h  /  Duração de 1h


Trata - se de leis que regem o sistema nacional de cultura aprovada pelo congresso nacional em dezembro de 2010.


 


08 - Oficina - Teatro de Cordel e Danças Folclóricas


Oficineiro – Ragério Alves, Patricia Brunet, Jhonatah Rodrigues, Leandro Handel


Aracaju - Sergipe


Dia 20/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h


Tem como proposta levar a sociedade a partilhar do universo da Cultura Popular e provocar uma discussão e reflexão critica sobre a utilização do teatro popular como uma ferramenta pedagógica.


 


09 - Workshop - "O Processo de Trabalho do TEAF na Montagem do Espetáculo "A Santa Joana dos Matadouros".


Oficineiro – Grupo de Teatro Experimental de Alta Floresta


Alta Floresta – Mato Grosso


Dia 21/09/2013 às 9h  /  Duração de 2h


O processo de produção, a gestão e todo o seu histórico pauta os trabalhos do grupo ao mesmo tempo que influencia apropria necessidade de produção. O teatro possível é um meio e não um fim.


 


10- Oficina - Ator e Método


Oficineiro – Luis Claudio


Goiânia - Goiás


Dia 21/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h


Oficina trabalha diretamente com a prática de exercícios concebido ou inspirados em métodos de treinamentos voltado a interpretação teatral, com o de Michael Chekhov, Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski.


 


11 - Oficina - Leitura Dramática


Oficineiro – Diego de Leon


Brasília – Distrito Federal


Dia 21/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h


Oficina é para jovens e adultos que busca incentivar a pratica e a pesquisa teatral, divulgando as técnicas de estudo da Cia. de teatro novos candangos, com a leitura dramática e interpretação do texto de “a gaivota” de Anton Tchekhov.


 


12 - Workshop - Roda de Giração


Oficineira – Socorro Damasceno e Eneida de Melo


Altamira - Pará


Dia 21/09/2013 às 10h  /  Duração de 3h


Exposição interativa com papo, fotografia, música poesia e audiovisual sobre a realidade das crianças indígenas, ribeirinhas e urbanas do Xingu.


 


13 - Workshop - Construindo uma Dramaturgia Negra


Oficineiro – Evandro Nunes


Belo Horizonte – Minas Gerais


Dia 21/09/2013 às 11h  /  Duração de 3h


Vivenciar e experimentar um processo a partir do somatório das experiências individuais, que permita a liberdade criativa de todos.


 


 


Por 


Wanderson Diego


Assessor de Imprensa e Comunicação


Contatos: (89)3522 0804/ 9415 3443

PARCEIROS

















Cultura Viva ao Alcance de Todos





















  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: