NOVIDADES DA PAIXÃO DE CRISTO EM FLORIANO/PI

10/03/2015 - 08h18min
ampliar Paixão de Cristo Paixão de Cristo


A vigésima edição da Paixão de Cristo, que acontece todos os anos no período da Semana Santa na cidade de Floriano/PI, promete trazer muita novidades para o encanto dos espectadores que escolherem ver a maior história da humanidade encenada no segundo maior teatro a céu aberto do Brasil.
 
A cada ano a encenação ganha mais força, principalmente porque mais do que representar a vida de um homem, ela aborda o amor, esse sentimento que une todos e transforma nações; retrata a alegria de ver cada palavra, ação e movimento dos trezentos e cinquenta atores e atrizes sendo executados com o máximo de esforço para que o público perceba a veracidade da cena - são os heróis magnânimos, que fazem tudo pensando nos aplausos da plateia.
 
A emoção tem início, quando se adentra as estruturas monumentais do teatro, que este ano ficou mais grandiosa com o termino da construção da muralha que a circunda, têm-se a impressão que fomos transportados para a Jerusalém da época do Cristo.
 
Em seguida, ganham vida os cenários e figurinos que retratam de forma fidedigna os camponeses, discípulos e imperadores da época, a pesquisa , inicialmente, fora feita em uma viagem realizada em 2010, pelo produtor do evento, César Crispim, a Israel: “após a pesquisa sobre o espaço geográfica, a atmosfera do lugar, os modos e costumes daquela gente, na sequência a direção cenográfica traçou as vestes que mais se assemelhavam ao cotidiano da Galileia.

Tecidos rústicos, adereços originas e cenários vibrantes e bucólicos finalizaram um trabalho de cinco anos de estudo, e, hoje, dão aos espectadores a oportunidade de se embriagarem com a beleza da Judeia” afirmou.Na continuação, percebe-se que o Nordeste ficará bem representado na encenação; na música, que usa os sons da cabaça, chocalhos e berimbaus; no violeiro, que entoa o repente e abre cada cena; e na trilha sonora original composta por Aurélio Melo, maestro da Orquestra Sinfônica de Teresina, que busca de forma sublime encantar os espectadores com os sons que retratam ao mesmo tempo a Judeia e o sertão piauiense.
 
Aos poucos, a encenação vai revelando as lágrimas dos aflitos, as dores dos cegos, aleijados e endemoniados, utilizando palavras, parábolas e histórias que foram contadas por Jesus. O batismo, que significa a imersão em um novo mundo; os milagres que são uma concepção divina que permite transformar o ser; os sermões que promovem a conversão da humanidade; a crucificação que representa a morte e a ressureição que simboliza a vida fazem parte do espetáculo que é encenado durante duas horas.
 
Quando a encenação chega ao seu apogeu, ouvem-se o tropel dos cavalos, indicando a entrada dos imperadores da época, e em meio a tanta devoção, as cenas ganham novo rumo, cedendo espaço para que o espectador veja o orgulho, a soberba e a vaidade dos governadores, que condenarão o Messias, levando o espetáculo ao seu desfecho final.
 
Ao término, a renovação espiritual, os aplausos à beleza, ao encanto e à vida. Tem-se a sensação de que algo novo renasceu em nós, algo que vai muito além do que nossos simples sentidos podem percebem, mas que são captados pela alma.

A Paixão de Cristo em Floriano conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura do Município de Floriano, Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, Fundação Cultural do Piauí, Laboratório Sobral, Credshop, Drogaria Globo, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, R. Damasio, Casas das Linhas, Cacique Combustível, Analise Contabilidade, Casa do Frango,SEBRAE, Caixa Econômica Federal, Jeva/Rommanel, Armazém Paraíba e Fiat Santa Clara.
 
Informações:
grupoescalet@yahoo.com.br
www.paixaodecristopi.com.br
(89) 9978 6996 – Cesar Crispim
(89) 9984 5455 – Alisson Rocha

PARCEIROS































Cultura Viva ao Alcance de Todos







  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: