ESCALET PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS REALIZA O IV ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA

01/02/2010 - 12h23min
ampliar Durante o Encontro serão exibidos duas mostras uma competitiva e outra Durante o Encontro serão exibidos duas mostras uma competitiva e outra

A Escalet Produções Cinematográficas atua no Piauí desde 2001 com o objetivo de promover e desenvolver produções audiovisuais de qualidade no estado.


O cinema da Escalet resgata fatos do cotidiano nordestino e histórias do povo, garantindo a preservação da memória imaterial nacional.


Em 2006, em parceria com a Fundação de Cultura e a Rede de Pontos de Cultura do Piauí, a produtora percebeu a necessidade de criar novos espaços onde produtores e artistas pudessem exibir e discutir assuntos relacionados ao audiovisual. A partir daí, a Escalet Produções Cinematográficas passou a realizar encontros de cinema, envolvendo artistas, produtores e comunidade; e promover oficinas, cursos, workshops, seminários e debates, formando jovens cineastas que documentam ás histórias de suas comunidades nos mais diversos pontos do estado.


A participação dos produtores e artistas ligados aos Pontos de Cultura e projetos sociais é a característica principal desses eventos. A presença deles é fundamental para a continuidade dos encontros promovidos pela Escalet e para a continuidade do cinema na região.


A realização do 4º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões vem fortalecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, projetando principalmente as produções produzidas a partir de projetos sociais e Pontos de Cultura.


Em sua programação haverá atividades diversificadas, desde a exibição de longa e curta-metragem ficção e documentário, oficinas, palestras e workshop.


O encontro acontecerá entre os dias 01 a 12 de dezembro de 2009 e terá Floriano/PI como cidade sede do evento, dando oportunidade a mais oitenta Pontos de Cultura do Brasil exibirem suas produções, o público estimado é de vinte mil espectadores, entre comunidade e artistas.


O Encontro abre novas portas para o cinema brasileiro, tornando-se definitivamente o maior Encontro de Cinema para artistas veteranos e principalmente os estreantes. Os primeiros Encontros de Cinema e Vídeo dos Sertões teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante as oficinas de audiovisual realizadas em cidades do interior do estado do Piauí, entre setembro 2006 e dezembro de 2008, nas cidades de Redenção do Gurgueia/PI, Picos/PI e São Raimundo Nonato/PI, oferecidas para comunidade em geral e participantes de Pontos de Cultura, programa implantado em 2004 pela Secretaria de Cidadania Cultural - SCC, para fomentar e difundir a cultura brasileira.


O entusiasmo da comunidade artística e dos moradores fez com que todos se engajassem num movimento com o objetivo de transformar a iniciativa num evento de caráter oficial. Foi assim que a Escalet Produções Cinematográficas saiu em defesa dessa idéia e a tornou uma realidade.


Durante o Encontro serão exibidos duas mostras uma competitiva e outra não-competitiva.Na Mostra não-competitiva serão reproduzidos trinta e cinco filmes nacionais oriundos da Programadora Brasil e filmes franceses oriundos da Cinemateca Francesa em comemoração ao Ano da França no Brasil.


A Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Seu objetivo é a disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Uma ação para formar platéias, fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional, contribuindo com a formação intelectual, social e cultural dos brasileiros. E, em paralelo, para fortalecer iniciativas de difusão cultural similares e/ou complementares à Programadora Brasil.


O Ano da França no Brasil foi acordado e anunciado pelos Presidentes da República dos dois países em 2006, em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005).


O Ano da França no Brasil proporciona à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento.


Na Mostra Competitiva serão vinte e sete obras em exibição no Cine-Teatro Maria Bonita.Ao todo foram inscritos mais de 70 filmes entre longas e curtas.


O evento é uma realização da Escalet Produções Cinematográfica e tem como apoio o Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e patrocínio da Petrobras, Secretária de Cultura e Cidadania, Ministério da Cultura Governo Federal. 

PARCEIROS

Cultura Viva ao Alcance de Todos





































  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: