ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DE CINEMA E VÍDEO

01/02/2010 - 13h08min
ampliar Veronica Saenz : Linguagem de Edição Veronica Saenz : Linguagem de Edição

As oficinas serão realizadas durante o Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões que acontecerá de 1° a 12 de dezembro na cidade de Floriano- Piauí.


Haverão oficinas de Câmera, Linguagem de Edição, Fotografia de Still, Direção de Arte e Direção de Fotografia.
Os ministrantes são profissionais de renome nacional e mundial na área cinematográfica. Eles são grandes mestres do cinema e já realizaram diversos trabalhos em filmes, documentários, comercias,  emissoras de TV, etc.


Luciana Bueno: diretora de arte, Cenógrafa e Figurinista



Mestre em – Cenografia pela ECA/USP – Universidade de São Paulo, bacharel em Comunicação Visual pela FAAP – Fundação Armando Álvares de Azevedo Penteado. Iniciou Sua carreira de Cenógrafa no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do SESC, 1989, integrando o núcleo, dirigido por Antunes Filho e coordenado por J.C. Serroni até 1991. Neste período participou das XX e XXI bienais de São Paulo, da Quadrienal de Cenografia e Indumentária de praga – República Tcheca/1991.
Participou como cenógrafa das montagens de Don Juan, Unglauber e do show da Cantora Gal Costa, O Sorriso de Alice.
Em sua produção como cenógrafa e figurinista constam trabalhos com os grupos Parlapatões, Patifes e Paspalhões, Não Escrevi Isto (Premio Shell),  Babel Miranda e a Cidade do Mar, Piratas do Tietê ( Prêmio Coca-Cola FEMSA em 2003)e Leplat Du Jour.
Nas telas já trabalhou para as emissoras MTV- Brasil e Rede Bandeirantes, além de ter realizado inúmeros filmes comerciais junto a produtoras como a Arte, o Paradiso Filmes e Dínamo Filmes. Participou do Longa Metragem Acquária, além de várias palestras, oficinas e cursos ministrados ao longo de sua carreira.

 Carlos Ebert ABC : Diretor de Fotografia, Cameraman e Roteirista



Formado em Fotógrafo de Still (1966), Cameraman e diretor de Fotografia(1968), Diretor(1970), Carlos Ebert  ao final dos anos 60 se envolveu com o chamado Cinema Marginal, onde foi câmera e co-diretor de fotografia no memorável O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla.
Atuou como diretor de fotografia de longas, curtas, documentários, Séries e Especiais para TV, Documentários Industriais, Educacionais, Institucionais e promocionais. Foi roteirista em República da Traição (1970), ao lado de Cláudio Polopoli onde também produziu, dirigiu e participou da montagem ao lado de Jovita Pereira Dias . O filme tem no elenco Vera Barreto, Zózimo Bulbul, Antônio Pedro, Antônio Pitanga, Selma Caronezzi, Benê Silva e Cláudio Mamberti. 

Veronica Saenz : Linguagem de Edição



Graduada em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade de Quito/Equador 1976, formada em Cinema, com especialização em montagem  no INSAS, bruxelas/Bélgica 1980, Veronica Saenz de 1977 a 1980 realizou na BélgicaBélgica, a montagem de filmes de Ficção e documentários, destacando “Maedeli La Breche” de Jaco Wandormael, filme que conquistou o Oscar na categoria Filmes de Escola.
Em sua atuação no Brasil desde 1981, vem realizando a Montagem de filmes de Ficção e documentários para curtas e longas metragens : O trabalho dos Homens de Fernando Bonassi, 10 min. São Paulo 1997, Hans Staden de Luís Alberto Pereira, 85min. São Paulo 1999 ,etc.
Na TV relizou diversos trabalhos: Alfabetização pelo Método Paulo Freire para a Cia Rádio Difusão Finlandesa, Falemos de Tango de Maurício Berú, Série de 8 programas sobre  o Tango para a TV Espanhola, etc.

Mara Lúcia Salla: Direção, Direção de Fotografia e Linguagem de Cinema



Mara Salla diretora e fotógrafa de cinema e publicidade estudou Comunicação Social em Cinema e Vídeo e Ciências da Linguagem na UNISUL- Universidade do sul de Santa Catarina. Fez a fotografia tanto de documentários como de Curtas Metragens, entre eles Eu Sou do Sul (2003), Luisa (2005), Sabores e Rumos – Produzido na Itália (2007), Lendo Filmes (2007), etc. Em 2002.

Já participou de diversos festivais: 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2008), 6ª Mostra do Filme Livre – RJ,onde foi indicado ao Prêmio Oficinando(2007); Festival de Cinema Juiz de Fora, onde recebeu o Premio de Melhor Atriz infantil para Karina Carvalho(2006);Mostra Taguatinga – DF,Prêmio de Melhor Filme pelo conjunto da realização e pela tradução do universo infantil, e recentemente esta com um projeto chamado “Lendo Filmes onde ela apresenta ao interessados na área de cinema uma introdução á Linguagem Cinematográfica, aos conceitos de produção de Cinema e uma ampla discução sobre filmes que não integram o circuito nacional de cinema. 

Marcelo Guimarães: Fotógrafo de Still



Marcelo Guimarães é natural de Floriano/PI, cidade onde mora nos dias atuais, exercendo sua vida profissional.Descobriu fotografia em 1984, quando fazia o curso de engenharia química na universidade Federal do Pernambuco e fez curso de fotografia na universidade católica de Pernambuco, durante o festival de inverno. Desde então entrou na sua vida definitivamente.
Participou de concursos fotográficos, tendo sido premiado em 1° lugar no concurso da Galeria Metropolitana de Arte da Cidade do Recife com ensaio fotográfico em 1988.Participou também de  vários projetos como a 1ª edição para as Nascentes do Rio Parnaiba, na década  80.
Atuante ambientalista, membro do Instituto de Caipóra de Ecologia de Floriano/PI, tem em  seu acervo levantamento fotográfico dos Parques Nacionais do Piauí como “Serra da Capivara” e  “Sete Cidades”.
Muitas de suas fotos já foram publicadas em revistas, jornais e livros, tendo sido co-autor em 1997 com Luís Paulo Lopes no livro “Flagrantes de Uma Cidade”.
Seu estilo fotográfico é bastante diversificado, com ênfase em fotografia documental de natureza, meio ambiente, turismo e arquitetura


As inscrições para oficinas estarão abertas até o dia 30 de novembro de 8 ás 12h e 14 ás 18h no Teatro Cidade Cenográfica ou pelo e-mail  grupoescalet@yahoo.com
Mais informações no telefone: (89) 3522-0804

PARCEIROS



















Cultura Viva ao Alcance de Todos



















  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: