FESTIVAL REUNIRÁ DOZE PONTOS DE CULTURA DE TODO O BRASIL

01/02/2010 - 13h18min
ampliar Filme a Tradição do Bico Filme a Tradição do Bico

O 4° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões ocorrerá no período de 8 a 12 de dezembro na cidade de Floriano/PI, e tem o objetivo de fomentar a cultura cinematográfica divulgando e distribuindo as produções dos Pontos de Cultura de Audiovisual no Brasil, formando uma Rede Nacional entre eles.
Cada Ponto de Cultura levará dois representantes para o Encontro, eles participarão de várias oficinas durante a programação.
Serão ministradas oficinas de Direção de Fotografia, com o Diretor Carlos Ebert ; Linguagem de Edição, com Verônica Saenz e Direção de Arte, com Luciana Bueno; e workshops com Caio Blat ( O Ator, a Televisão e o Cinema) no dia 11 de dezembro ás 18h 30 e Guilherme Weber (O Ator, a Televisão e o Teatro) no dia 12 de dezembro ás 18h 30, que serão realizados durante a programação com o intuito de trocar experiências e aperfeiçoar seus conhecimentos relacionados à sétima arte.
Além de promover o cinema brasileiro, o evento leva aos Pontos participantes a pluralidade de idéias e a riqueza cultural a partir da mostra de filmes de diferentes gêneros.
Lista de Filmes de Pontos de Cultura selecionados:

Foram selecionados 12 Curtas – Metragens de 12 pontos de cultura de todo o Brasil:

Ponto de Cultura “Tambores da Ilha” São Luiz - MA
De Azulejo em Azulejo

Sinopse – A ilha de são Luis do Maranhão tem em sua parte oeste o Centro Histórico, com casarões imensos, de fachadas imponentes em azulejos, sacadas de ferro, no tradicional estilo do século XVII. De azulejo em Azulejo deu-se pelo valor inestimável que este bairro representou na história econômica do maranhão e pela importância de preservar os azulejos dos casarões da cidade. 

Direção: César Crispim

Ponto de Cultura “Arte Sobre Rodas” Senador Pompeu - CE
Menino do Carvão
O filme examina a questão da violência domestica e trabalho infantil. Foca o olhar sobre uma família rural de baixa renda, atos agressivos praticados pelo pai contra uma criança de apenas seis anos, obrigando-a a trabalhar sem oportunidades de estudo.

Direção – Fram Paulo
Elenco – Eltanin Alighiere, Erick Vandick, Sherida Sousa, Cícero da Silva, Maria Elcelane, Poliane Lima, Fram Paulo

Ponto de Cultura “Audio Visual” de São Paulo – SP
Navio Negreiro

Sinopse – O documentário Navio Negreiro tragédia em São Paulo aborda o cotidiano de partes dos negros na cidade de São Paulo e os efeitos causados pela falsa abolição 120 anos depois de sua promulgação.

Direção – Tiago Sousa Fernandes

Ponto de Cultura “Resgatar e Produzir Cultura em Redenção do Gurguéia” de Redenção do Gurguéia – PI
Griôs Mestre dos Saberes

Sinopse - Os mestres dos Saberes são pessoas que acumularam durante suas vidas conhecimentos pertencentes à sua comunidade. Eles têm como objetivo preservar seus conhecimentos, distribuindo para os mais jovens, que estão pouco a pouco perdendo sua identidade cultural. 
Direção – Ligiane Duarte


Ponto de Cultura “Quilombo do Rosário” de Oeiras – PI
 Oeiras... Patrimônio Histórico e Cultural

Sinopse - Oeiras... A cidade dos monumentos, da religiosidade e das mais variadas manifestações populares. Cidade que existe a cerca de, três séculos foi inicialmente conhecida como Vila da Mocha em homenagem á um riacho que beira a cidade. Em relação ao contexto histórico Oeiras, detém vários traços da era colonial. Ela guarda valiosos casarões coloniais e deslumbrantes monumentos dos séculos 18 e 19 que remontam à colonização do Piauí.

Direção – Ligiane Duarte
Ponto de Cultura “Tambores do Tocantins” Porto Nacional– TO

Tambores do Tocantins – Arte Cultura e Cidadania
O projeto Tambores do Tocantins de Porto Nacional /To tem como missão contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades de conhecimento, estudo, pesquisa e vivência de tais manifestações, tornando esses saberes, acessível ao maior numero possível de crianças, adolescentes e jovens estudantes.
 
Direção – Cleidiane Araújo


Ponto de Cultura “No Bico da Cultura” Tocantinópolis – TO
Tradição do Bico
O ponto de cultura “No bico da Cultura” de Tocantinopólis – TO retrata neste documentário a valorização e resgate da oralidade e saberes de homens e mulheres que durante uma vida cantaram rodas de São Gonçalo; lutaram capoeira; desenvolveram e preservaram a poesia e o canto popular; inventaram técnicas de uso e beneficiamento do coco babaçu.

Direção cleidiane araújo

Ponto de Cultura “Circo escola de Ecocidadania”  Juazeiro do Norte-CE
O Circo
Sinopse – A transformação que o circo provoca na vida dos moradores das comunidades localizadas nas cidades do estado do Ceará.

Direção – César Crispim

Ponto de Cultura “Minha Vila Filmo Eu” Paraná
15 Minutos de Fama
Sinopse – A noticia da visita de uma celebridade em um show de talentos de uma escola mexe com a imaginação dos alunos.

Direção – Bruno Mancuso, Géssica Santos, Vinicios Mazzon.
Elenco – Ana Caroline Paulinho, Bem-Hur de Freitas Martins, Elizandra Maia, Lucia Pego dos Santos, Luiz Carlos cruz, Marta Pego dos Santos, Saulo Ferreira, Willian Duarte, Babi Farah. Ator convidado: Carlos Villas Boas.

Ponto de Cultura “Memória do Olhar” de São Paulo-SP
Memória e Meio Ambiente
Sinopse – As produções audiovisuais do Ponto de Cultura “Memórias do Olhar” sempre apresentam a memória como tema de referência. Nesta segunda produção do ponto, prosseguimos nossa reflexão sobre a paisagem do tempo e as transformações sociais e ambientais que afetam a cidade de Poá, Sp, e seus moradores.

Direção – coletiva dos alunos do ponto de cultura memórias do olhar.


 
Ponto de Cultura “Malha Cultura e Cidadania Cambe” do Paraná
Doce Suicídio
Um cidadão cosmopolita que se ver frente ao desejo e a realização de um ato extremo.

Direção – Wilson Inácio
Elenco – Elen Karina e Willian Alexandre

Ponto de Cultura “Paraíba Multivisual” da Paraíba.
Contadores de Estórias
Sinopse – Contadores de Estórias narra os acontecidos que marcaram a fundação da cidade de Bandeiras e a tradição do patrimônio imaterial e cultural que alimenta o cotidiano de pessoas e comunidades.

Direção – Durval Leal Filho


O evento é mais uma iniciativa da Escalet Produções Cinematográfica e tem como apoio o Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e patrocínio da Petrobras, Secretária de Cultura e Cidadania, Ministério da Cultura Govern

PARCEIROS





















Cultura Viva ao Alcance de Todos

















  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: