ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CULTURA VIVA

05/05/2010 - 12h57min
ampliar Inscrições de 19 de abril a 31 de maio Inscrições de 19 de abril a 31 de maio


A terceira edição do Prêmio Cultura Viva é dirigida a iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais, organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.   


Ao definirmos o tema Cultura e Comunicação para essa edição, queremos estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais que favoreçam a criação de situações comunicativas1 e a construção de espaços de diálogo, propiciando o reconhecimento e a divulgação do “saber fazer” das comunidades.



Buscamos destacar nessa edição as iniciativas culturais que estimulam a fluência comunicativa – a expressão, o compartilhamento de informações e conhecimentos – e o trabalho colaborativo como condições preciosas para o reconhecimento da influência das práticas culturais no processo de construção de identidades, convivência e desenvolvimento.
Assim, o Prêmio é dirigido a iniciativas culturais que:
    •  Apropriam-se dos meios de comunicação para a criação, a expressão ou a divulgação de         suas práticas culturais;
    • Fazem uso dos meios de comunicação para possibilitar o intercâmbio entre grupos,         favorecendo o acesso e a troca de conteúdos culturais (relacionados às artes ou ao         patrimônio cultural);
    •  Desenvolvem experiências de produção de conteúdos culturais em mídias variadas2;
    •  Estimulam a criação de conteúdos culturais por diversos sujeitos coletivamente, de forma         colaborativa;
    •  Propiciam experiências de tradição oral, com a transmissão de saberes e histórias que         mantêm viva a memória de um grupo social.



No Brasil, diversas iniciativas culturais resultam dos saberes e fazeres de indivíduos e de grupos. Essas iniciativas constroem e vivificam a cultura em seus territórios; expressam a cidadania em ação, oferecendo oportunidades de ampliação do repertório cultural, de exercício da capacidade criativa, de participação na vida pública, de fluência comunicativa e domínio de outras linguagens.


Por meio dessas iniciativas, muitas pessoas têm mais oportunidade e melhor acesso às riquezas da sociedade e ao reconhecimento pleno de sua cidadania.



Em algumas dessas ações, o objetivo é fortalecer identidades e o sentido de pertencimento social. Em outras, procura-se a formação para atividades culturais com perspectiva de sustento pessoal ou até mesmo de inserção no mercado de trabalho. Outras, que são o foco da 3ª edição do Prêmio Cultura Viva, propiciam formas de interação entre sujeitos e entre sujeitos e a sociedade, a divulgação de conteúdos culturais e/ou a troca de informações e conhecimentos, a partir de diferentes canais de comunicação ou de técnicas de transmissão de informação.


A comunicação influi nos processos de produção, difusão e consolidação das práticas culturais. E a cultura interfere na capacidade comunicativa dos indivíduos e grupos sociais. Ao estreitar a ligação entre comunicação e cultura, o Ministério da Cultura aponta para a necessidade de reconhecer e fomentar a diversidade cultural e de ampliar o acesso da população aos bens culturais e aos meios de comunicação.


Mais informações no site:


http://www.premioculturaviva.org.br

PARCEIROS



































Cultura Viva ao Alcance de Todos



  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: