MUSEU NACIONAL DA MULHER BRASILEIRA

10/05/2011 - 14h14min
ampliar Mulher brasileira Mulher brasileira

A criação do Museu Nacional da Mulher Brasileira, com o objetivo de valorizar a trajetória da feminina na arte, mostrando o olhar de sua época e a insistência em participar do mundo, foi o destaque de encontro ontem (5) , em Brasília, entre a ministra Ana de Holanda e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes.


“Vamos elaborar um projeto que projete a mulher, seu trabalho, suas ideias, sua cidadania e autoestima”, disse Ana de Hollanda, durante a audiência com a ministra da SPM. Para Iriny Lopes, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o MinC devem ter pautas em comum com foco na valorização da luta da mulher pela igualdade e por direitos.  Ela sugeriu que faça parte das atividades dos Pontos de Memória – parceria do Ibram/MinC e dos Programas Mais Cultura e Cultura Viva – a memória coletiva das mulheres. “Precisamos reconhecer e fortalecer a cultura desenvolvidas pelas mulheres”, afirmou.


Dentre os pontos sugeridos pela ministra da SPM estão oferecer apoio financeiro, qualificação e aperfeiçoamento da produção nas atividades artesanais de comunidades tradicionais. Além disso, ela defendeu a ampliação de Pontos de Cultura da Mulher, com uma pauta específica sob a perpectiva de gênero, o que fomentaria a atividade cultural das mulheres nas comunidades beneficiadas.


As duas ministras também discutiram a criação de editais que incentive a participação de organizações de mulheres e feministas da sociedade civil; a exibição de vídeos com a temática de gênero;  a criação de uma Casa da Mulher Digital, em dez capitais do Brasil, além de promoção de exposições com a temática de gênero nos museus, durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres (em novembro) e/ou no aniversário da Lei Maria da Penha (em agosto).


A ministra da Cultura achou positivas as sugestões e afirmou que o MinC pretende unir esforços para o desenvolvimento das políticas afirmativas do governo. “As ações fomentadas pelo ministério e suas vinculadas poderão contribuir bastante para que essa parceria com a Secretaria de Políticas das Mulheres seja concretizada”.


Fonte: http://www.cultura.gov.br

PARCEIROS























Cultura Viva ao Alcance de Todos















  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: