ORDEM DO MÉRITO CULTURAL 2011

09/11/2011 - 15h13min
ampliar Teatro Santa Isabel, Recife (PE) Teatro Santa Isabel, Recife (PE)

Cerimônia de entrega das medalhas será realizada nesta quarta-feira (9), em Recife (PE)



Nesta quarta-feira, 9 de novembro, Recife receberá a solenidade de entrega das insígnias da Ordem do Mérito Cultural 2011. A cerimônia da mais alta condecoração da Cultura brasileira será realizada, este ano, pela primeira vez na região Nordeste. O palco escolhido para a festa foi o Teatro de Santa Isabel. As comendas são entregues pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura a personalidades, grupos de pessoas, iniciativas e a instituições que tenham prestado relevantes contribuições para a Cultura do país.


O tema da Ordem do Mérito Cultural de 2011 é a jornalista e escritora Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), mais conhecida pelo apelido de Pagu. Inquieta e de comportamento destemido, Patrícia era feminista e militante do Partido Comunista Brasileiro. Ficou conhecida como uma mulher que viveu à frente de sua época, que sempre buscou quebrar preconceitos.


A escolha de Pagu como tema da edição 2011 da OMC, segundo a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, teve o intuito de conferir uma homenagem “ a uma mulher extraordinária, raro exemplo de militância cultural, política e existencial, sempre com uma perspectiva inovadora e transformadora”.


A  ministra comentou também a decisão de realizar pela primeira vez a entrega das medalhas do Mérito Cultural em um estado da região Nordeste:  “a escolha de Pernambuco reforça a nossa visão da riqueza e da multiplicidade culturais do Brasil. O estado vive hoje um momento novo e especial de sua história, expressando-se com vigor nos mais diversos campos do fazer e do criar”, afirmou.


Agraciados


Este ano serão concedidas 51 condecorações a  representantes da Cultura Brasileira, entre eles a personalidades de renome como o do ator, escritor e compositor, Mário Lago,  e da grande dama da dramaturgia brasileira, Lélia Abramo, que serão agraciados com a Medalha do Mérito Cultural  in memoriam. Artistas contemporâneos serão igualmente lembrados na cerimônia da entrega das insignias, tais como a artista visual  Adriana Varejão, que possui trabalhos expostos em acervos de museus internacionais, como Guggenheimm, em Nova York, e a Tate Gallery, em Londres.


Também receberão a condecoração instituições como o Memorial Jesuíta da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), que reúne um rico acervo histórico com mais de 200 mil itens reunidos desde 1849, pela Companhia de Jesus, entre eles obras raras e milhares de documentos. E grupos artísticos que marcaram a cena cultural do país, como o irreverente grupo teatral Dzi Croquetettes, formado por dançarinos e cantores, nos anos 70, que faziam uma crítica debochada da política e da realidade nacional.


Instituída pelo MinC em 1995, a OMC já concedeu mais de 500 condecorações a nomes ilustres da história e das artes brasileiras, tais como Santos Dumont (in memoriam), Bibi Ferreira, Ângela Maria, Cartola (in memoriam), Ana Botafogo, entre outros.  As medalhas são direcionadas a um amplo universo temático, de forma a abranger a diversidade marcante da cultura do país. Contemplam as tradições de grupos étnicos, as expressões da cultura popular, as artes visuais, a música, a literatura, o teatro, o cinema, o design, a produção intelectual, entre outros segmentos que compõem o grande espectro cultural do país.


Confira aqui a relação completa dos agraciados


(Texto: Patrícia Saldanha – Ascom/Minc)


(Fotos: Marcelo Lyra)


PARCEIROS



















Cultura Viva ao Alcance de Todos



















  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: