[ Geral ]

Publicado em 10/04/2022 às 19h59 | 114 visualizações | |

Obras estão em fase final e cenários vão se aproximar ainda mais da época em que Jesus viveu

 

O Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano (PI), está sendo reformado para sediar a Paixão de Cristo 2022. A revitalização do espaço, que reproduz a aparência da árida Judeia do ano 33 d.C, inclui: melhorias no cenário que representa o Templo de Jerusalém, onde ocorre a prisão e condenação de Jesus; o Palácio de Herodes Antipas, onde acontece a morte de João, o Batista; e o Palácio de Pôncio Pilatos, que recria o momento em que ele toma sua decisão no julgamento de Jesus.  

Jeferson Mendes, um dos produtores do Grupo Escalet de Teatro, que realiza a encenação há 27 anos no município, destaca que a Escadaria Monumental do Teatro Cidade Cenográfica está sendo toda revestida por pedra, enquanto os palácios estão sendo marmorizados. “Cada vez que o Teatro é revitalizado, ele se aproxima mais da realidade em que Jesus viveu. Além disso, todo o figurino e adereços são minuciosamente produzidos a partir de uma vasta pesquisa realizada pelo diretor da encenação, César Crispim, que inclusive já esteve em Jerusalém para ver de perto as instalações reais”, pontua. 

Joelson Soares é um dos pedreiros responsáveis pela reforma. Ele acompanha as revitalizações na Cidade Cenográfica há muitos anos, mas revela que ainda se surpreende com a grandiosidade do imponente cenário a céu aberto. “A cada ano, a Cidade Cenográfica vai ficando mais bonita. Mesmo estando todos os dias aqui, acompanhando as mudanças estruturais, ainda me encanto ao chegar cedinho para começar os trabalhos. É uma vista tão bela que não há como esquecer. Quando você passa os portões, parece que de fato você está sendo transportado para outro lugar”, descreve. 

Já o Senhor Antônio, que trabalha com mármores no estado do Piauí, revela o orgulho que sente ao saber que seu trabalho ajuda a recriar toda a atmosfera de fé que a Paixão de Cristo proporciona. “Me sinto muito orgulhoso de saber o quão grande esse espetáculo é e que tem minhas mãos e meu trabalho ali. É muito gratificante poder contribuir com uma atividade como essa, que tira as pessoas da ociosidade, que dá ofício e gera emprego e renda para muitos florianenses”, afirma. 

As obras no Teatro Cidade Cenográfica estão sendo realizadas por meio de recursos da Lei Aldir Blanc com apoio do Governo Federal, Governo do Piauí e da Secretaria de Estado da Cultura. As melhorias estão em fase de acabamento e serão entregues no início do mês de abril.  

Já a encenação da Paixão de Cristo acontecerá nos dias 15 e 16 de abril com grande elenco, a exemplo dos atores convidados Caio Blat, Ana Cecília Costa, Ernani Moraes, Leona Cavalli e Suely Franco. 

 

Para mais informações: (89) 99454-6999 ou (89) 99425-9417 

Site: www.paixaodecristopi.com.br/ 

Instagram: @paixaodecristopiaui @grupoescalet 

Comentários ()

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais postagem de [ Geral ]

É dada a largada para 10ª edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí

10ª edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí

É dada a largada para 10ª edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí

 Pela primeira em 27 anos, Jesus não será interpretado por um piauiense na Paixão de Cristo de Floriano

“Interpretar Jesus é a maior experiência para um ator religioso como eu”, revela Caio Blat

Pela primeira em 27 anos, Jesus não será interpretado por um piauiense na Paixão de Cristo de Floriano