[ Geral ]

Publicado em 24/02/2019 às 01h41 | 72 visualizações | |

FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO PIAUÍ TRAZ ESPETÁCULOS DE TODO PAÍS

FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO PIAUÍ TRAZ ESPETÁCULOS DE TODO PAÍS

 FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO PIAUÍ TRAZ ESPETÁCULOS DE TODO PAÍS

Grupos de teatro de todo país se reunirão para mais uma edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí, que acontecerá em Floriano/PI de 29 de agosto a 2 de setembro. Grupos de teatro de todo o Brasil participarão do evento. Ao todo participarão do evento espetáculos de rua, adultos, infantis, monólogos, e ainda haverão oficinas e palestras abertas ao público. 

Organizado pelo Escândalo Legalizado Teatro, o Festival oferece ao público a oportunidade de assistir espetáculos de teatro de todo o Brasil, participar de oficinas e palestras. Estarão presentes grupos do Piauí, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, São Paulo, Maranhão, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal.

Um dos destaques é o espetáculo de rua Aqui Gardênia Existe, que trata do show de variedades da palhaça Gardênia, que acontecerá em seu teatro a céu aberto, montado no meio da praça. A palhaça anuncia para seu público diversos números que irão acontecer, remetendo à diversidade presente nos circos, porém o espetáculo é interrompido pelo guarda que tenta a todo custo tirá-la de cena.

Utilizando-se da comicidade e da linguagem da palhaçaria o espetáculo, aludindo ao universo circense, aborda o uso do espaço público e as restrições que vem acontecendo ao seu uso. A relação de opressão policial também é abordada de forma cômica e arquetípica, através do uso da máscara expressiva- linguagem teatral que vem sido utilizada em diversas culturas e contextos históricos diferentes.

O espetáculo é uma afirmativa de que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na palhaçaria. No espetáculo Aqui Gardênia Existe, a palhaça mulher tem um lugar de protagonismo ativo. Este lugar se alcança primeiramente por ser uma palhaça mulher quem apresentará o espetáculo, e que os outros personagens feitos por um ator homem por meio do uso de duas máscaras, segundo a dramaturgia criada, entram para intervir no espetáculo da palhaça. 

Outro espetáculo que promete agradar ao público é Os Clássicos da Palhaçaria. A montagem, construída após estudos sobre circo-teatro, evidencia a palhaçaria clássica, com espetáculo dinâmico e de linguagem popular. Os três personagens, Palhaça Pinguelão, Palhaça Tramela, e Palhaço Pipiu, apresentam números tradicionais do palhaço brasileiro enquanto se metem em confusão.

A realização é do Grupo Escândalo Legalizado Teatro, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Sistema de Incentivo à Cultura/SIEC, Caixa Econômica Federal e patrocínio das empresas Ferronorte, Credishop e Drogarias Globo.

Comentários ()

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais postagem de [ Geral ]

Módulos