[ Prêmios ]

Publicado em 23/02/2019 às 21h50 | 1190 visualizações | |

GRUPO ESCALET GANHA PREMIO MYRIAM MUNIZ DE TEATRO

Prêmio Myriam Muniz de Teatro

 Prêmio Myriam Muniz de Teatro

O projeto Qualificação Profissional nos Territórios Pontos de Cultura, foi uma das iniciativas vencedoras do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008, o que possibilita levar o trabalho realizado pelos membros do grupo ESCALET para outras cidades. Ao todo, a Funarte recebeu a inscrição de 1.215 projetos de teatro de todo o país. Patrocinado pela Petrobras, o Prêmio Myriam Muniz desde 2006 serve de estímulo à produção teatral brasileira, além de homenagear a memória da atriz integrante do histórico grupo paulista Teatro de Arena, renovador da cena nacional na década de 1950; posteriormente, Myriam dedicou-se à formação de novos talentos, até falecer aos 73 anos, em 2004.

A proposta tem como objetivo qualificar profissionais das artes cênicas oriundos dos Territórios da Cidadania e Pontos de Cultura, oferecendo gratuitamente cursos, oficinas e palestra, tendo como resultado a apresentação de espetáculos artísticos, aguçando o sentido da criança e adolescente para o campo das artes, garantindo igualdade social para trezentos artistas de sete cidades do Piauí: Teresina, Floriano, Picos, Oeiras, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato e Redenção do Gurgueia.

E se justifica no fato das ações das esferas públicas para cultura, no Piauí, serem pontuais e não contemplarem a pesquisa prática ou teórica. As instituições de ensino, médio e superior, também não disponibilizam projetos para estimular a investigação e qualificação artística. Para os Grupos do interior do Estado a falta de acesso a informação e a formação é ainda maior. As regiões dos territórios, local onde o projeto será 90 % desenvolvido, oferecem pouca, ou quase nenhuma oportunidade de elevação de nível profissional, ficando os artistas durante décadas sem acesso a cursos e oficinas que os ajudem na qualificação de seus espetáculos. A premiação irá fortalecer o trabalho do Grupo Escalet, que vem desde 1987 desenvolvendo trabalhos ininterruptos no estado do Piauí e se destaca como um dos grupos de artes cênicas mais conceituados do Brasil. Ao longo de sua existência o grupo contribui na fundação de grupos de teatro em vários pontos do país, adquirindo experiência necessária para realização do presente projeto.

Comentários ()

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Módulos